Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sábado, 29 de janeiro de 2011

Filmes das férias: Sessão Cidades Pequenas e Bizarras (Seventh moon, The crazies e Plague town)


Seventh moon. “Na lua cheia do sétimo mês lunar, os portões do inferno se abrem e os espíritos dos mortos libertam-se para vagar entre os vivos”. Nesse filme, baseado no mês dos espíritos chinês, os eventos se concentram numa pequena cidade com um fenômeno estranhíssimo. [spoiler]No sétimo mês, o vilarejo é atacado por criaturas bizarras. Demônios? Espíritos? Who cares, não é mesmo?! O caso é que essas criaturas bizarras atacam os habitantes do vilarejo, que descobrem uma solução muito especial para o problema: turistas![/spoiler] A produção é americana e estrelada por Amy Smart, de Efeito borboleta. Amy é Melissa, americana que viaja pela China em lua de mel com Yul, americano descendente de chineses. Depois de passar um dia inteiro se divertindo e tirando onda com a cara dos chineses por seus rituais referentes ao mês dos espíritos, o casal reencontra o guia Ping, na intenção de seguir caminho para a casa da família de Yul. Porém, horas de viagem depois, Ping alega estar perdido, para o carro próximo a um pequeno vilarejo pra pedir informações e não retorna. Preocupados com o sumiço do guia e sem saber onde estão, o casal segue para o vilarejo pra pedir ajuda. Azar o deles. Terror peso leve levíssimo. Achei que podiam ter explorado bem mais o imaginário chinês acerca do mês dos espíritos. Um filme de tema relacionado é o The maid (aka “Sétimo mês”), que se passa durante o mês dos espíritos em Singapura.

The crazies. Refilmagem do clássico de mesmo nome de George Romero de 1973, que eu nunca vi. Se passa numa pequena cidade americana que tem seus habitantes infectados por vírus que os transformam em assassinos loucos e bizarros com a aparência de zumbis. A primeira manifestação ocorre num jogo de baseball da cidade, quando um fazendeiro invade o campo armado e o xerife é obrigado a matá-lo. Dias depois, um homem inexplicavelmente incendeia a casa com mulher e filho trancados lá dentro. Logo, outras pessoas aparecem com sintomas semelhantes e o caos se instala. A trama se concentra no ponto de vista do casal David e Judy, o xerife e a médica da cidade, que com a companhia dos amigos Russel e Becca tentam sobreviver aos habitantes infectados e aos militares, que não estão lá para ajudá-los. Curti.

Plague town. Nessa pequena cidade irlandesa, os bebês começam a nascer com mutações e se transformam em crianças com aparência de zumbi e instinto assassino. A história se passa do ponto de vista de uma família de americanos problemáticos que resolve viajar pela Irlanda sozinha com a ajuda de um mapa. São eles: Jerry, sua recém companheira Annette, as filhas de Jerry – Molly e Jessica, e Robin, o namoradinho prego da última. Em passeio especial pelo meio do nada, a família termina perdendo o último ônibus para voltar à civilização e se vêem presos nesse vilarejo bizarro e a mercê das crianças mutantes. Curti. Esse é um pouco mais pesado pra quem não curte muito gore e violência on screen. As crianças são tenebrosas (e lindas!), destaque pra menina Rosemary.



Fichas técnicas:

Título original: Seventh Moon Ano de lançamento: 2008 País: EUA Direção: Eduardo Sánchez IMDb Elenco: Amy Smart (Melissa), Tim Chiou (Yul), Dennis Chan (Ping)

Título original: The crazies Ano de lançamento: 2010 País: EUA Direção: Breck Eisner IMDb Elenco: Timothy Olyphant (David Dutten), Radha Mitchell (Judy Dutten), Joe Anderson (Russell Clank), Danielle Panabaker (Becca Darling)

Título original: Plague Town Ano de lançamento: 2008 País: EUA Direção: David Gregory IMDb Elenco: Josslyn DeCrosta (Molly Monohan), Erica Rhodes (Jessica Monohan), Lindsay Goranson (Annette Rothman), David Lombard (Jerry Monohan), James Warke (Robin), Kate Aspinwall (Rosemary)