Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sexta-feira, 25 de julho de 2008

O orfanato

Título original: El orfanato
Ano de lançamento: 2007
País: México / Espanha
Direção: Juan Antonio Bayona
IMDb

Elenco:
Belén Rueda - Laura
Fernando Cayo - Carlos
Roger Príncep - Simón
Mabel Rivera - Pilar
Montserrat Carulla - Benigna
Edgar Vivar - Balaban
Óscar Casas - Tomás
Georgina Avellaneda - Rita
Carla Gordillo Alicia - Martín
Alejandro Campos - Víctor
Carmen López - Alicia
Óscar Lara - Guillermo


Sinopse:
O orfanato é um filme assustador nos moldes espanhóis, ou seja, um drama de horror.

Laura passou a infância num orfanato. Já adulta, ela mesma pretende também cuidar de crianças em condições especiais. E pra isso compra o casarão do antigo orfanato onde viveu até ser adotada e se muda para lá com o marido Carlos e o filho também adotado Simón, um garoto de 7 anos portador do vírus HIV.

Simón é um garoto inventivo e de grande imaginação. Ao se mudar para a casa leva consigo dois amigos imaginários. Por esse motivo os pais não acham estranho quando o garoto começa a multiplicar seus amigos, alegando ter conhecido outras crianças na casa.

Mesmo quando Simón descobre que é adotado, afirmando ter tomado conhecimento deste fato através dos amigos da casa, os pais não desconfiam de que algo muito estranho esteja acontecendo no casarão. Acham mais provável que ele tenha fuçado a gaveta errada, descobrindo tudo por si mesmo.

Um dia, numa festa realizada para receber as crianças do novo orfanato, Simón briga com a mãe e desaparece. A despeito dos esforços da polícia, Laura não consegue encontrar o filho.

Nove meses depois do ocorrido, Simón ainda está desaparecido e Laura começa a ver coisas dentro na casa. Desesperada, a mulher decide tentar se comunicar com os fantasmas, a fim de descobrir o paradeiro do filho.

O orfanato é um filme tenso e assustador, com um suspense muito bem executado. Um excelente exemplar do gênero “espíritos” no melhor estilo “final surpresa” e com pouquíssimas ressalvas de improbabilidades.

Conceito: a