Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 6 de julho de 2008

A morte do demônio

Título original: The evil dead
Ano de lançamento: 1981
País: EUA
Direção: Sam Raimi
IMDb

Elenco:
Bruce Campbell - Ashley 'Ash' J. Williams
Ellen Sandweiss - Cheryl
Richard DeManincor - Scott
Betsy Baker - Linda
Theresa Tilly - Shelly

Sinopse:
Muito tempo sem postar, de lá pra cá fiz até curso de corte e costura. Depois o template deu treco e só há algumas semanas tive coragem de sentar pra tentar resolver o problema.

Enfim, decidi voltar depois de assistir esse filme. Sim, eu só vim assistir o primeiro Evil dead em 5 de Julho de 2008, às vésperas de completar 25 anos de idade. Unbelieveble, han?!

O caso é que esse filme realmente merece comentário. Habituada às seqüências aka Uma noite alucinante, eu só pude me surpreender com o longa que dá início à série. Um filme muito mais pesado, sangrento, gore e sem aquela carga de comédia que terminou marcando a franquia depois do segundo filme.

Aqui, cinco amigos se dirigem a um chalé nas montanhas pra se divertir. Lá eles encontram um gravador com o registro do trabalho acadêmico de um arqueólogo. Na gravação, o arqueólogo explica que encontrou no castelo de Candar um antigo livro de magia negra, cujas passagens trazem os mortos de volta. Muito inteligentemente ele pronuncia as palavras na gravação.

Dá-se início então ao pesadelo de Ash (Bruce Campbell), personagem que protagoniza todos os filmes da franquia. Um a um, seus amigos vão sendo atacados e possuídos. E ao contrário dos filmes seguintes, os personagens possuídos não estão lá apenas para serem feios, eles de fato tentam matar os outros. Não é nem de longe o horror-pastelão que eu esperava!

Sam Raimi é o exemplo de pessoa que só precisou ter uma única idéia boa na vida. Antes de Evil dead ele só havia feito três curtas. Evil dead é a refilmagem de um desses curtas - Within the Woods - de 1978.

O filme teve duas seqüências: Evil Dead II em 1987, o famoso Uma noite alucinante, que é uma espécie de refilmagem-seqüência; e o Army of Darkness de 1992, intitulado no Brasil Uma noite alucinante 2.

E a grande “novidade” é a refilmagem que vem aí (claro!), anunciada pra 2009. Porque não basta refilmar, tem que refilmar a refilmagem ad infinitum.

Conceito: a