Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 5 de agosto de 2007

A queda da casa de Usher

Título original: La chute de la maison Usher
Ano de lançamento: 1928
País: França / EUA
Direção: Jean Epstein
IMDb

Elenco:
Jean Debucourt - Sir Roderick Usher
Marguerite Gance - Madeleine Usher
Charles Lamy - Allan
Fournez-Goffard - O médico


Sinopse:
Baseado num conto de Edgar Allan Poe, A queda da casa de Usher teve inúmeras versões cinematográficas, desde curtas e animações até bizarrices oitentistas realizadas para a TV. Uma delas inclusive, de 1960, é dirigida por Roger Corman e estrelada por Vincent Price.

Essa parece ser a primeira versão cinematográfica do conto. É dirigido pelo cineasta e teórico de cinema Jean Epstein e roteirizado por Luis Buñuel, que também atua como assistente de direção.

O enredo enfoca a visita de um homem chamado Allan a casa de seu velho amigo Roderick Usher, que vive numa mansão com sua esposa e o médico da mesma.

A primeira impressão de Allan recai sobre o aspecto pesado de Usher, fixado por um quadro que pinta com a imagem da esposa Madeleine. O isolamento, doença e conseqüente morte desta aos poucos levam Usher à insanidade.

O filme apresenta uma atmosfera especialmente mórbida que, longe de estar datada, não soa caricaturada aos olhos atuais. É, como costumo dizer, lindamente tenebroso em cada mínimo detalhe.

O conto pode ser conferido aqui.

Conceito: b