Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 12 de agosto de 2007

Maldição

Título original: An american haunting
Ano de lançamento: 2005
País: Inglaterra / Canadá / Romênia / EUA
Direção: Courtney Solomon
IMDb

Elenco:
Donald Sutherland - John Bell
Sissy Spacek - Lucy Bell
Rachel Hurd-Wood - Betsy Bell
Thom Fell - John Bell Jr.
James D'Arcy - Richard Powell
Gaye Brown - Kathe Batts
Lila Bata-Walsh - Garotinha fantasma


Sinopse:
Maldição é baseado num mito popular do Tennessee que supostamente seria o único caso registrado nos Estados Unidos onde um espírito provocou a morte de um ser humano. Há outras duas versões cinematográficas da lenda. A presente versão é na verdade fundamentada num livro de Brent Monahan sobre o caso, onde ele dá uma curiosa solução para o mistério.

A história teria ocorrido no início do século XIX após uma disputa de terras entre o patriarca da família Bell e sua vizinha Kathe Batts, que tinha fama no vilarejo de praticar bruxaria.

Após o julgamento do caso pela Igreja, estranhos fatos passam a ocorrer na residência da família Bell, tendo a caçula Betsy como principal vítima.

O filme tem início em 2006, quando a atual inquilina da antiga casa da família Bell encontra uma carta da mãe de Betsy relatando todo o drama sobrenatural passado por sua família. De modo que a principal história – a da lenda – é exibida em flashes enquanto a mulher lê o documento.

O resultado é bem meia-boca, considerando ainda a presença de Donald Sutherland e Sissy Spacek no elenco.

Na minha opinião o problema todo foi mesmo de Brent Monahan e a “criativa solução para o mistério” de seu livro. Adicione a isto a inexperiência de Courtney Solomon, no que foi sua estréia como roteirista e apenas seu segundo trabalho como diretor, sendo que o primeiro foi Dungeons & Dragons.

E aí não é de se admirar que Dona Lucy Bell tenha ficado a par de todo o enigma da coisa através de um flashback super esclarecedor, num daqueles clichês que compensam a falta de idéias.

Conceito: c