Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 27 de maio de 2007

Pulse

Título original: Pulse
Ano de lançamento: 2006
País: EUA
Direção: Jim Sonzero
IMDb

Elenco:
Kristen Bell - Mattie Webber
Ian Somerhalder - Dexter McCarthy
Jonathan Tucker - Josh Ockmann
Christina Milian - Isabell Fuentes
Rick Gonzalez - Stone
Samm Levine - Tim Steinberg
Kel O'Neill - Douglas Zieglar


Sinopse:
Parece que esse foi o filme mais rechaçado de 2006. Eu não sei... Depois de assistir coisas como A marca do mal, Nove vidas, A maldição do lago e Um lobisomem mexicano no Texas minha concepção do que é plausível dentro do gênero foi sensivelmente ampliada.

Eu gostei de Pulse. Trata-se de um filme de espíritos com conseqüências na proporção de um ataque zumbi. Uma abordagem no mínimo interessante.

Kristen Bell, mais conhecida por sua participação no seriado americano Veronica Mars, interpreta Mattie Webber, uma estudante de psicologia que estranha o sumiço e a frieza do namorado Josh. Numa tentativa de visitá-lo, Mattie termina presenciando seu suicídio, aparentemente sem motivo.

Não bastasse perder o namorado, a garota se vê numa situação bizarra quando, pouco após a morte de Josh, recebe mensagens on line do mesmo pedindo ajuda. E averiguando o fato, passa a desconfiar que seu suicídio talvez tenha relação com um estranho site que ele freqüentava.

Com a ajuda de Dexter, um rapaz que comprou o computador de Josh logo depois de seu falecimento, Mattie investiga as origens do site. Mas logo uma onda de suicídio de dimensões catastróficas toma o mundo inteiro.

Uma das maiores críticas acerca da presente obra é a enorme quantidade de efeitos especiais. O filme é praticamente todo em CGI, nem sei porque eles se deram ao trabalho de contratar atores. De qualquer forma achei que as aparições foram realmente tenebrosas, não deixando a desejar.

Uma surpresa é a presença de Wes Craven como roteirista. O famoso diretor de Quadrilha de sádicos e Aniversário macabro foi inicialmente escalado para dirigir o filme, mas depois abandonou a idéia, ficando apenas com o roteiro. Parece que ele anda mesmo sem sorte na seleção de projetos. Seus últimos trabalhos foram todos alvos de críticas negativas.

E pra variar, o filme faz parte dessa nova safra de refilmagens americanas de obras orientais. Pulse é o remake de Kairo (2001), filme japonês de Kiyoshi Kurosawa.

Eu não assisti o original, mas ele é visivelmente melhor cotado que o remake. Tomo os ratings do IMDb como exemplo, onde a nota com maior porcentagem de votos para Kairo foi 8. Em Pulse a maioria dos votos foi para a nota 1. Os dois filmes no entanto, não atingem uma média geral muito interessante.

E parece que quem não gostou ainda vai ter muito o que reclamar, uma vez que já foi anunciada a realização de Pulse 2. A seqüência ainda não tem data definida de lançamento ou mesmo de início de produção, mas estima-se que venha em 2009.

Bom, dado o final apocalíptico de Pulse, eu diria que um Pulse 2 não tem pra onde continuar sem soar como um filme de aventura. Mas enfim, é esperar pra ver...

Conceito: c