Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 13 de maio de 2007

Prelúdio para matar

Título original: Profondo rosso
Ano de lançamento: 1975
País: Itália
Direção: Dario Argento
IMDb

Elenco:
David Hemmings - Marcus Daly
Daria Nicolodi - Gianna Brezzi
Gabriele Lavia - Carlo
Macha Méril - Helga Ulmann
Clara Calamai - Martha (Mãe de Carlo)


Sinopse:
Prelúdio para matar é mais um daqueles títulos que fazem você refletir acerca da criatividade dos tradutores brasileiros. Custava o título em português ser “vermelho profundo”, “vermelho intenso” ou qualquer outra coisa que tivesse mais a ver com “profondo rosso”? Ok, ok, só não foi pior do que no Japão, onde foi traduzido como Suspiria 2...

Em Profondo rosso Marcus Daly é um pianista que certa noite assiste a uma palestra sobre paranormalidade, onde uma mulher supostamente capaz de ler a mente das pessoas faz algumas demonstrações. Em uma de suas manifestações, ela termina captando os pensamentos de um assassino que por acaso se encontrava na platéia, e que a fim de não ser descoberto mata a paranormal na mesma noite.

Marcus testemunha o homicídio, mas não consegue identificar o assassino. Desde então passa a ser perseguido pelo mesmo e, na esperança de se salvar, começa a investigar o assassinato com a ajuda de Gianna Brezzi, uma amiga jornalista.

Marcus é interpretado por David Hemmings, o mesmo ator que protagonizou Blow up, filme que por sinal Profondo rosso faz algumas referências em diálogos.

Gianna Brezzi é Daria Nicolodi, que tem em seu currículo uma extensa lista de filmes de Dario Argento, mas eu pessoalmente só me recordo dela em Phenomena no papel da mãe do assassino mirim bizarro.

Profondo rosso é bastante atmosférico do ponto de vista do gênero. Os quadros da casa da paranormal, a bonequinha enforcada na casa de uma das vítimas, o desenho infantil encontrado por trás do papel de parede de um casarão abandonado, a menininha macabra filha do caseiro, tudo lindamente tenebroso.

De resto, suspense de prender a atenção e muito sangre. Um filme para se assistir várias vezes.

Conceito: a