Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 27 de maio de 2007

O telefone

Título original: Pon
Ano de lançamento: 2002
País: Coréia do Sul
Direção: Byeong-ki Ahn
IMDb

Elenco:
Ji-won Ha - Ji-won
Yu-mi Kim - Ho-jeong
Woo-jae Choi - Chang-hoon
Ji-yeon Choi - Jin-hie
Seo-woo Eun - Yeong-ju


Sinopse:
Se você cansou de fantasmas orientais vingativos e cabeludos, deixe esse filme na prateleira. O telefone é nada mais que uma compilação de todos os novos clichês do gênero.

Se bem me lembro, até a década de 80 ninguém precisava de um celular. Hoje indispensável, o aparelho faz falta mesmo ao lado de um residencial charmoso. Parece que a assertiva também é válida para os que já passaram desta pra melhor. Desde Ringu os fantasmas têm apresentado uma enorme dificuldade em abandonar as maravilhas do mundo moderno.

Allan Kardec deve estar se revirando em seu túmulo. Na época dele os pobres espectros usavam lençóis e giravam mesas pra se comunicar. Hoje, muito mais high tech, eles mandam e-mails, constroem sites, ligam pro seu celular, gravam vídeos estranhos e criam complexos sistemas de hardware.

O enredo gira em torno de Ji-won, uma jornalista que denuncia diversas pessoas envolvidas em pedofilia. A fim de se livrar das ameaças que vem recebendo, Ji-won compra um novo celular. Mas o novo número vem acompanhado de uma série de fatos estranhos.

Ji-won desconfia de que algo não está certo quando a filhinha de sua amiga passa a agir estranhamente após ouvir um barulho no telefone. Numa pequena investigação, a jornalista também descobre que outras pessoas que tiveram o mesmo número estão mortas.

O filme se concentra mesmo nas reações da pequena garota, que parece cada vez mais insana. E é muito previsível, na metade do filme já dá pra adivinhar tudo que se passa.

Se tem uma coisa que chama atenção e foge um pouco das novas tendências é a história do fantasma. Mesmo assim nada é suficiente pra tirar o filme da categoria de meia-boca-simpático.

E parece que os clichês não ficam só na trama. Quer coisa mais lugar comum do que refilmagem americana de filme oriental? Pois a desse já foi anunciada e chega em 2010.

Conceito: d