Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sábado, 12 de maio de 2007

O sacrifício

Título original: The wicker man
Ano de lançamento: 2006
País: EUA / Alemanha
Direção: Neil LaBute
IMDb

Elenco:
Nicolas Cage - Edward Malus
Ellen Burstyn - Sister Summersisle
Kate Beahan - Sister Willow
Molly Parker - Sister Rose/Sister Thorn
Leelee Sobieski - Sister Honey
Diane Delano - Sister Beech
Erika-Shaye Gair - Rowan


Sinopse:
Refilmagem do clássico de 73 O homem de palha (The wicker man), O sacrifício conta a história do policial Edward Malus, que um belo dia recebe uma carta de sua ex-noiva pedindo ajuda com relação ao desaparecimento de sua filha Rowan.

A mulher em questão – Willow – teria simplesmente abandonado o policial durante o noivado sem maiores explicações. Na carta ela explica que mora numa ilha privada onde funciona uma comunidade que optou por se basear em sua própria noção de sociedade (como os Amish, por exemplo) e que o desaparecimento de Rowan não foi devidamente averiguado pela população.

Chegando a cidade, Edward se depara com uma sociedade matriarcal que sobrevive através de uma colheita anual, cuja importância rege a divisão social do trabalho, as datas comemorativas, e os rituais locais.

A principal comemoração ligada a colheita tem sempre uma garota como representante. Segundo Willow, Rowan teria sido a escolhida daquele ano e a população local a culpava pela pior colheita já vista em várias décadas. Porém, ao interrogar as pessoas, Edward se confunde com uma outra versão dos fatos. Rowan teria morrido queimada e Willow teria dificuldades em aceitar o ocorrido, chamando o policial para investigar o óbvio.

Mas apesar desses depoimentos, Edward confia em Willow e, assim como o espectador, supõe que a menina está sendo preparada para ser sacrificada num importante ritual que acontecerá em poucos dias.

Infelizmente ainda não tive oportunidade de assistir O homem de palha, então não posso avaliar o filme com base comparativa. Mas de acordo com o que andei lendo por aí e pelas fotos que encontrei, O sacrifício veio para dizer que a caretice venceu.

Me pareceu bem meia boca. Tem um suspense levemente interessante durante a investigação, um final-surpresa não muito óbvio, atuações plausíveis, mas enfim, tudo naquele limite que difere um filme bom de algo dispensável.

Conceito: c