Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 13 de maio de 2007

O mestre das ilusões

Título original: Lord of illusions
Ano de lançamento: 1995
País: EUA
Direção: Clive Barker
IMDb

Elenco:
Scott Bakula - Harry D'Amour
Famke Janssen - Dorothea Swann
Daniel von Bargen - Nix
Kevin J. O'Connor - Philip Swann
Joel Swetow - Valentin
Barry Del Sherman - Butterfield


Sinopse:
Depois de absurdos recentes como A praga e O santo pecador eu tava no limite com Clive Barker. Decidi então alugar este filme do diretor que eu nunca tinha visto pra ver se mudava a impressão. O resultado foi que, apesar de muito melhor que os recentes projetos que o diretor tem se envolvido, O mestre das ilusões não é de fato a última maravilha da face da Terra, e definitivamente não vale toda essa adoração por parte dos fãs do gênero.

A idéia do filme gira em torno da existência de um homem com certos poderes, entre eles o de provocar ilusões nas pessoas e confundir suas mentes e percepção. Qual o problema? O problema é que esta criatura é enterrada “para sempre” na cena de abertura e só retorna lá no fim, sendo que o filme inteiro não passa de uma série de eventos e conflitos entre indivíduos que querem e indivíduos que não querem que ele retorne!

O filme começa quando um grupo conduzido pelo rapaz Philip Swann invade uma casa onde Nix (o tal cara com os poderes) lidera um bando de fanáticos para libertar uma garota que ele mantém como refém e tentar aprisioná-lo. Gostei muito dessa cena de abertura, quisera o filme inteiro tivesse seguido o mesmo ritmo.

Mas enfim, a pequena equipe é bem sucedida na empreitada, aprisionando Nix com uma máscara de ferro e o enterrando.

O filme tem continuidade anos depois quando Swann, que adquiriu alguns poderes com Nix no episódio, se transforma num famoso ilusionista. Quando as pessoas que o ajudaram a prender Nix começam a morrer, Swann desconfia que ele está para voltar.

Paralelamente a este fato temos o detetive Harry D’Amour, que recentemente havia se envolvido num escândalo de ocultismo ao tentar salvar um menino possuído. D’Amour vai até L.A. para um trabalho de rotina e termina se envolvendo com a esposa de Swann.

As cenas finais retomam a atmosfera do início, sendo que com mais violência e agravada pela mais nova e bizarra aparência de Nix, semelhante a um morto vivo.

Conceito: c