Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

domingo, 13 de maio de 2007

Maníacos

Título original: Two thousand maniacs!
Ano de lançamento: 1964
País: EUA
Direção: Herschell Gordon Lewis
IMDb

Elenco:
William Kerwin - Tom White
Connie Mason - Terry Adams
Jeffrey Allen - Prefeito Buckman
Ben Moore - Lester MacDonald
Gary Bakeman - Rufus Tate
Jerome Eden - John Miller
Shelby Livingston - Bea Miller
Michael Korb - David Wells
Yvonne Gilbert - Beverly Wells
Mark Douglas - Harper Alexander
Linda Cochran - Betsy
Vincent Santo - Billy


Sinopse:
Esse é de longe o filme mais divertido que eu assisti esse ano. E o primeiro de Herschell Gordon Lewis que eu consegui ver. Uma boa estréia na minha opinião. O diretor é conhecido por vários outros filmes do gênero. Entre eles: Banquete de sangue (Blood feast, 1963), A taste of blood (1967), The wizard of gore (1970) e The gore gore girls (1972).

Em Maníacos 6 turistas do norte dos Estados Unidos em viagem pela estrada são induzidos a cortar caminho pela pequena cidade sulista de Pleasant Valley, onde são recebidos com muita festa pela população local e praticamente intimados a serem os convidados de honra na comemoração de um centenário.

Entre eles, apenas um casal começa a desconfiar de que há algo de muito estranho com a cidade. Quando descobrem que cem anos antes o vilarejo foi massacrado na guerra civil americana por soldados do norte, as dúvidas aumentam. Nas palavras de uma das turistas: “Por que uma cidade sulista ia querer moradores do norte como convidados de honra num centenário como este?” Ao que é mais tarde respondida: “Este é um centenário de vingança. Nós estamos aqui para morrer!

Maníacos consegue ser debochadamente violento. Você vê que a população de Pleasant Valley realmente se diverte com os assassinatos. É absurdo e cômico! E os turistas são massacrados um a um de uma forma bizarra.

As mortes têm como tema gincanas comuns dessas cidades pequenas. Uma delas é aquela brincadeira do alvo, que uma vez atingido faz alguém (geralmente uma bonita ragazza) cair numa mini piscina d’água. Aqui eles colocam a bela ragazza amarrada embaixo de uma plataforma de madeira. Acima da estrutura há uma pedra gigantesca porcamente equilibrada. Se alguém acertar o alvo a pedra cai em cima da garota!

Esse tipo de abordagem, adicionado à forma como o povoado reage aos assassinatos, dá ao filme um tom especialmente insano.

Eu imagino que a verdade do final tenha sido original em 1964, hoje já explorada a exaustão em diversos outros filmes do gênero.

Maníacos ganhou ainda uma refilmagem em 2005, no Brasil intitulada 2001 Maníacos, com Robert Englund no papel do prefeito da cidade.

Conceito: a