Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sábado, 7 de abril de 2007

Halloween

Título original: Halloween
Ano de lançamento: 1978
País: USA
Direção: John Carpenter
IMDb
Site oficial

Elenco:
Jamie Lee Curtis - Laurie Strode
Donald Pleasence - Dr. Sam Loomis
Tony Moran - Michael Myers aos 23 anos
Will Sandin - Michael Myers aos 6 anos


Sinopse:
Aproveito todo o bafafá a respeito da refilmagem de Halloween pra incluir no catálogo este que deu início a uma das franquias mais recorrentes da minha infância oitentista.

Halloween começa na pequena cidade de Haddonfield numa noite de 1963, quando Michael Myers, um garotinho de apenas 6 anos, assassina sua irmã mais velha a facadas.

O episódio resulta no isolamento do mesmo em um sanatório, onde é deixado aos cuidados do psiquiatra Sam Loomis. O problema é que 15 anos depois Michael consegue fugir da clínica, retornando a Haddonfield para aterrorizar a população local com uma série de assassinatos na noite de Halloween. Em seu encalço vai o Dr. Loomis, que ao contrário de todo o resto, não vê só loucura no paciente.

Uma vez em casa, Michael demonstra uma estranha fixação pela adolescente Laurie Strode, espreitando a garota e seguindo todos os seus passos. Laurie é a boa mocinha que será repetida em boa parte dos slashers posteriores. O tipo de protagonista tímida e ingênua que passa a noite de Halloween como baby sitter e não fudendo e se divertindo alucinadamente como a maior parte de suas amigas peitudas que morrem nas mãos do assassino.

O papel marcou a atriz Jamie Lee Curtis, que até então só havia aparecido em trabalhos para a TV e seriados, sendo sua estréia no cinema e no gênero. Seu personagem ainda será visto em mais 3 filmes da franquia: a primeira seqüência, o Halloween H20, e o Halloween: Ressurreição. A atriz também compõe o elenco de outros filmes de terror como A bruma assassina (The fog, 1980), também de John Carpenter, e A morte convida para dançar (Prom night, 1980).

Halloween também termina com um clichê que será mais do que reproduzido. Depois de uma intensa perseguição a Laurie Strode, Michael Myers leva 6 tiros do Dr. Loomis e cai da varanda da casa. Mas no lugar de seu corpo fica apenas a marca da queda. Spooooky...

Outro ator que se destaca é Donald Pleasence, que faz o Dr. Loomis e acompanha a série até sua quinta seqüência, com exceção do Halloween 3, que é uma história à parte, não tendo nada a ver com o resto da franquia. O ator ainda é conhecido pela sua participação em vários outros filmes do gênero, entre eles, Phenomena de Dario Argento.

Halloween é o terceiro filme de John Carpenter e a estréia no gênero que marca sua carreira com filmes como A bruma assassina (The fog, 1980), O enigma do outro mundo (The thing, 1982), Christine – O carro assassino (Christine, 1983), O príncipe das sombras (Prince of darkness, 1987), A cidade dos amaldiçoados (Village of the damned, 1995) e Vampiros de John Carpenter (Vampires, 1998). Seus últimos trabalhos foram dois episódios para a série “Mestres do terror”: Pesadelo mortal (Cigarette burns, 2005) e Pro-Life (2006).

A franquia tem ao todo 8 filmes contando com esse primeiro. As seqüências são respectivamente: Halloween 2 - O pesadelo continua (Halloween II, 1981), Halloween 3 - Noite de terror (Halloween III: Season of the witch, 1982), Halloween - O retorno de Michael Myers (Halloween 4: The return of Michael Myers, 1988), Halloween 5 - A vingança de Michael Myers (Halloween 5, 1989), Halloween 6 - A última vingança (Halloween: The curse of Michael Myers, 1995), Halloween H20 - Vinte anos depois (Halloween H20: 20 years later, 1998) e Halloween: Ressurreição (Halloween: Resurrection, 2002).

Como mencionado no primeiro parágrafo, o filme tem também uma recente refilmagem em pós-produção, que estréia nos Estados Unidos em Agosto desse ano e foi dirigida por Rob Zombie (de A casa dos 1000 corpos e Rejeitados pelo diabo).

Conceito: b