Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sábado, 7 de abril de 2007

Donnie Darko

Título original: Donnie Darko
Ano de lançamento: 2001
País: USA
Direção: Richard Kelly
IMDb

Elenco:
Jake Gyllenhaal - Donnie Darko
Holmes Osborne - Eddie Darko
Maggie Gyllenhaal - Elizabeth Darko
Daveigh Chase - Samantha Darko
Mary McDonnell - Rose Darko
Jena Malone - Gretchen Ross
James Duval - Frank
Arthur Taxier - Dr. Fisher
Patrick Swayze - Jim Cunningham
Beth Grant - Kitty Farmer
Patience Cleveland - Roberta Sparrow/Grandma Death
Drew Barrymore - Karen Pomeroy
Katharine Ross - Dr. Lilian Thurman


Sinopse:
Clichês do cinema teen, viagens no tempo, alucinação e um coelho gigante. Eu sei, soa improvável. Mas presta.

O filme começa com um argumento um tanto simplório. Donnie Darko é um adolescente problemático, alvo de chacota de sua família e de colegas do high school onde estuda.

Mas ele não é problemático porque sua garota foi pra Manágua ou porque não consegue se entrosar com o time de futebol do colégio, ou até porque não consegue conquistar a rainha do baile. Donnie Darko sofre de sonambulismo e esquizofrenia, e seus problemas realmente têm início quando passa a ter visões de um coelho gigante que o instrui a cometer uma série de atos hediondos, além de alertá-lo para uma série de fatos que ainda não aconteceram.

Rebobinando, uma noite Donnie Darko ouve uma voz que o atrai para fora de casa. Chegando lá ele vê o que parece ser um homem fantasiado de coelho com uma máscara tenebrosa, que o avisa que o mundo acabará em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Esse dia é por acaso a noite de Halloween do ano em questão (1988).

Na manhã seguinte, o garoto acorda no meio de um campo de golfe e ao voltar pra casa percebe que a turbina de um avião caiu em sua residência, destruindo apenas seu quarto. Uma vez salvo pelo coelho neste episódio, Donnie passa a vê-lo com freqüência.

Pontua a trama as teorias acerca de viagens no tempo de uma tal Roberta Sparrow, que o rapaz toma conhecimento através de um livro.

Completam o enredo personagens os mais estranhos possíveis. Entre os mais memoráveis temos uma velhinha que checa a caixa do correio de 10 em 10 minutos e nunca encontra nada lá dentro. Há também o charlatão estrelado por Patrick Swayze, que vende uma idéia de auto-estima americana de uma forma americana de comercializar idéias, numa caricatura realmente interessante.

A mistureba pode parecer intragável, mas funciona. No final tuuuudo faz sentido e se encaixa como uma luva.

No elenco encontramos caras bem conhecidas. Além de Patrick Swayze, temos também Maggie Gyllenhaal (de Adaptação e A secretária) interpretando a irmã mais velha de Donnie Darko, e Drew Barrymore que faz uma ponta como uma das professoras do colégio.

Uma surpresa é a presença de Katharine Ross, que na década de 70 protagonizou As esposas de Stepford.

Entre os desconhecidos dignos de nota temos James Duval, o coelho Frank, que no ano seguinte será visto em May; e Daveigh Chase, a irmãzinha mais nova de Donnie Darko, que interpretará mais tarde a vilã Samara Morgan na refilmagem americana de Ringu.

Donnie Darko é especialmente hábil em conseguir manter a atenção a despeito de tantos absurdos, equilibrando cenas de bom humor e mistério em uma atmosfera sombria.

Conceito: b