Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 28 de março de 2007

O massacre da serra elétrica

Título original: The Texas chain saw massacre
Ano de lançamento: 1974
País: USA
Direção: Tobe Hooper
IMDb

Elenco:
Marilyn Burns - Sally Hardesty
Allen Danziger - Jerry
Paul A. Partain - Franklin Hardesty
William Vail - Kirk
Teri McMinn - Pam
Edwin Neal - The Hitchhiker
Jim Siedow - Old Man
Gunnar Hansen - Leatherface
John Dugan - Grandpa


Sinopse:
Segundo filme de Tobe Hooper e sua estréia no gênero, O massacre da serra elétrica é um dos mais conhecidos filmes de terror da história.

Confesso que demorei pra conferir o filme que mantém a fama do diretor até hoje, a despeito da sofrível continuação de sua carreira. Mas felizmente consegui assisti-lo antes do remake, tão logo foi lançado em DVD e comprado pela locadora do meu bairro.

Obviamente eu já tinha visto citações ao filme até em papel de confeito, mas não fazia a mínima idéia do que se tratava. Lembro de ter ficado bastante impressionada com a violência extremamente crua. E isso porque eu assisti por volta de 2003. Imagina o público setentista a quem o filme foi direcionado. Não é a toa que sua exibição foi proibida em vários países durante anos.

A história gira em torno da viagem de 5 jovens: Sally e o irmão inválido Franklin, seu namorado Jerry, e o casal amigo do trio Pam e Kirk. O motivo da viagem é que surgiram notícias acerca de violação de túmulos no cemitério de uma pequena cidade no Texas, onde Sally e o irmão passaram a infância. Eles vão até o local para verificar se os túmulos dos avós foram violados, e aproveitam para visitar a casa em que moraram quando crianças.

Já próximo ao destino, o pequeno grupo dá carona a um homem que se mostra um verdadeiro alucinado ao se cortar friamente na frente de todos e apunhalar Franklin, causando pânico entre eles e culminando na sua expulsão do veículo.

Essa foi só a introdução do que seria o pior dia da vida desses garotos (o último pra maioria deles). Logo eles vão parar na residência do tal caroneiro e descobrir que ele tem dois irmãos muito mais loucos, entre eles Leatherface, um demente que usa uma máscara confeccionada com pele humana, mata as pessoas num matadouro improvisado na casa e persegue as vítimas com uma moto-serra. O outro integrante da família é um velhinho caquético, avô dos rapazes.

Não há uma morte *menos* bizarra nesse filme. Cada integrante tem um final muito trágico. Mesmo a mocinha que se salva no desfecho come o pão que o diabo amassou, sendo obrigada a participar de um jantar macabro que constitui uma das cenas mais memoráveis e agoniantes da história do horror. A cena em que a mesma é perseguida por Leatherface e sua moto-serra também fica pra sempre. O desespero da garota é realmente inesquecível.

Apesar de ter sido vendido como um baseado em fatos reais na época de lançamento, o filme parece ser apenas levemente inspirado na história do serial killer Ed Gein, que fez várias vítimas em Wisconsin nas décadas de 40 e 50.

Aspectos da história do assassino pontuam a trama aqui e ali, mas nunca a ponto de constituir o que seria um “baseado em fatos reais”. Ed Gein, por exemplo, também morava numa fazenda; violava túmulos do cemitério, o que no filme é o fato que resulta na viagem dos cinco jovens; fazia roupas e máscaras com pele humana tal qual Leatherface; e guardava pedaços das vítimas ou simplesmente deixava-os espalhados pela casa, o que em muito lembra o casarão do filme.

O assassino também foi inspiração para Psicose e outros filmes do gênero. Mas só em 2000 teria uma obra totalmente dedicada a reconstituir sua vida no filme que carrega seu nome.

O massacre da serra elétrica rendeu incontáveis referências em dezenas de outros filmes e serviu de inspiração e modelo a tantos outros. Teve 3 seqüências: O massacre da serra elétrica 2 (The Texas chainsaw massacre 2, 1986), O massacre da serra elétrica 3 - Leatherface (Leatherface: Texas chainsaw massacre III, 1990) e O massacre da serra elétrica - O retorno (The return of the Texas chainsaw massacre, 1994). Além de uma recente refilmagem de mesmo nome (2003) e sua prequel de 2006 O massacre da serra elétrica - O início.

Conceito: a