Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Audition

Título original: Ôdishon / Audition
Ano de lançamento: 1999
País: Japão / Coréia do Sul
Direção: Takashi Miike
IMDb

Elenco:
Ryo Ishibashi - Shigeharu Aoyama
Eihi Shiina - Asami Yamazaki
Tetsu Sawaki - Shigehiko Aoyama
Jun Kunimura - Yasuhisa Yoshikawa
Renji Ishibashi – Senhor da cadeira de rodas
Miyuki Matsuda - Ryoko Aoyama
Ayaka Izumi - Asami criança


Sinopse:
Ryo Ishibashi (de Suicide Club e O grito) é Shigeharu Aoyama, um viúvo que deseja encontrar uma boa mulher para se casar novamente. Sem saber por onde começar, termina acatando a idéia de um amigo que trabalha com cinema, que consiste em anunciar uma audição para um filme inexistente. Desse modo, Shigeharu analisará e entrevistará uma série de garotas, no intuito de escolher aquela que mais lhe agrade.

Hesitante no início, Shigeharu logo se diverte com a situação, e seleciona entre todas a que lhe parece mais bela e virtuosa: Asami Yamazaki. Asami tem um “que” de ingenuidade e aflição. Completam sua personalidade o gosto pelo balé e o amargo passado. Para Shigeharu, a garota é mais do que esperava, até porque muito facilmente é correspondido pela mesma, que aceita sem titubear seus convites para sair.

O filme se desenvolve quase todo como um drama romântico. Só somos lembrados que trata-se de um filme de horror em alguns poucos momentos. Um deles é uma cena que mostra a forma quase psicopata de Asami esperar o próximo telefonema de Shigeharu. Outros ficam a cargo do amigo do protagonista, o mesmo que teve a idéia da audição, que averiguando as informações fornecidas pela garota para o filme, termina descobrindo que a maior parte delas é falsa.

O resultado disso tudo não é tão inesperado pra quem já leu algumas sinopses antes de assistir o filme. Mas nem por isso deixa de ser chocante. A sonoplastia fica responsável pelo pouco que há de off screen, causando o mesmo efeito agoniante de uma cena explícita, técnica novamente utilizada pelo diretor em Imprint na bizarra cena de tortura de Komomo. Enfim, um filme para pessoas de nervos.

Conceito: a