Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Phenomena

Título original: Phenomena
Ano de lançamento: 1985
País: Itália
Direção: Dario Argento
IMDb

Elenco:
Jennifer Connelly - Jennifer Corvino
Donald Pleasence - Prof. John McGregor
Federica Mastroianni - Sophie
Daria Nicolodi - Frau Brückner
Fiore Argento - Vera Brandt
Dalila Di Lazzaro - Headmistress
Patrick Bauchau - Insp. Rudolf Geiger
Michele Soavi - Kurt (Assistente de Geiger)
Mario Donatone - Morris Shapiro


Sinopse:
Adquiri esse em edição da revista Cine Monstro. É incrível como um filme que parte de uma mistura de idéias tão absurdas consiga soar plausível. Jennifer Corvino é uma americana filha de um famoso ator que vai estudar num colégio interno na Suíça. Acontece que Jennifer é também sonâmbula e tem a habilidade de se comunicar com insetos. (!!!)

Uma vez hospedada, Jennifer é alertada sobre os estranhos desaparecimentos de garotas nas proximidades e a respeito dos boatos acerca de um suposto serial killer.

Durante uma crise de sonambulismo ela termina deixando o internato e presencia o assassinato de uma garota numa área abandonada da escola. Ainda sonâmbula, vai parar na residência do Professor John McGregor, um especialista em insetos paralítico que vive com uma macaca (!!!) que lhe serve de enfermeira.

O professor – interpretado por Donald Pleasence – também ajuda a polícia com as investigações, identificando a data da morte de cadáveres através do desenvolvimento das larvas que fazem parte do processo de decomposição.

Após o desaparecimento de sua colega de quarto, Jennifer decide utilizar suas habilidades com os insetos para descobrir o assassino. Supondo que ele ainda mantenha os corpos, Jennifer segue uma mosca saprófaga até o local.

As cenas que se seguem são bem memoráveis. E nem falo do assassino, mas com uma protagonista sonâmbula que se comunica com insetos e um cientista inválido que mora com uma macaca enfermeira, não dá pra esperar por um serial killer convencional.

Phenomena conta com um elenco impagável. Além de Jennifer Connelly aos 15 anos e Donald Pleasence, imortalizado no papel do psiquiatra de Michael Myers da série Halloween; temos também a participação de Fiore Argento – filha do diretor – que morre violentamente na primeira cena; Daria Nicolodi, ex-esposa de Dario Argento; e Michele Soavi, outro representante do horror italiano, responsável pela direção de filmes como Dellamorte dellamore, La chiesa e Deliria.

Na produção também encontramos nomes familiares. A trilha sonora fica por conta de convidados como Iron Maiden, Motorhead e, claro, The Goblin; e o figurino à cargo de Giorgio Armani.

Conceito: b