Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

O sétimo mês

Título original: The maid
Ano de lançamento: 2005
País: Singapura
Direção: Kelvin Tong
IMDb
Site oficial

Elenco:
Alessandra de Rossi - Rosa Dimaano
Huifang Hong - Mrs. Teo
Shucheng Chen - Mr. Teo
Benny Soh - Ah Soon


Sinopse:
Rosa é uma garota de 18 anos que deixa sua família, na área rural das Filipinas, para tentar a vida em Singapura trabalhando como empregada doméstica na casa da família Teo.

Sua chegada ao local se dá no sétimo mês do calendário lunar – o mês dos espíritos. De acordo com o filme, eles acreditam que nesse mês as portas do inferno se abrem e os espíritos errantes, vingativos e famintos caminham entre os vivos. Para tanto, dedicam-se diariamente aos mesmos através de oferendas diversas.

Também é nesse mês que uma série de cuidados são tomados, no intuito de evitar ofender os fantasmas ou ser importunado por eles.

Destaque pras cenas que expõem o imaginário acerca das crenças que envolvem o mês dos espíritos. Temos, por exemplo, a cena em que um motorista tenta desesperadamente chegar ao cemitério antes do meio-dia. Ao ser questionado, explica que depois do meio dia o sol fará uma sombra diferente no caixão, e segundo ele “se essa sombra bate em você, dá azar”. Numa outra cena, a família Teo, que faz apresentações teatrais tradicionais, deixa toda a primeira fila de cadeiras da platéia vazia. “São os lugares dos espíritos”, alega o pai da família.

Pouco familiarizada com as crenças locais, Rosa termina quebrando várias regras a serem seguidas e passa a ser constantemente assombrada. Tenho que confessar que até certo momento achei que o filme se resumiria a uma compilação de aparições gratuitas e aleatórias. Felizmente, antes que se torne cansativo, o roteirista se apressa em dar um significado mais específico às assombrações.

O filme tem todos os elementos tenebrosos possíveis. A maioria das seqüências não tem qualquer trilha sonora, o filme é extremamente silencioso e escuro. A seqüência final ainda lembra a bizarra cena de tortura com incensos de Imprint, aqui bem mais ameno, vale ressaltar. É, enfim, assustador e tenso do início ao fim, fazia tempo que eu não pulava da cadeira.

Conceito: b