Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Noites de terror

Título original: Toolbox Murders
Ano de lançamento: 2004
País: USA
Direção: Tobe Hooper
IMDb

Elenco:
Angela Bettis - Nell Barrows
Brent Roam - Steven Barrows
Marco Rodriguez - Luis Saucedo
Rance Howard - Chas Rooker
Juliet Landau - Julia Cunningham
Adam Gierasch - Ned Lundy
Greg Travis - Byron McLieb
Christopher Doyle - Coffin Baby
Adam Weisman - Austin Sterling
Christina Venuti - Jennifer
Sara Downing - Saffron Kirby
Jamison Reeves - Hudson
Stephanie Silverman - Dora Sterling
Alan Polonsky - Philip Sterling
Charlie Paulson - Hans


Sinopse:
É realmente incrível que tenham tido a capacidade de traduzir dois filmes diferentes do mesmo diretor com o título igual! O outro é o Night terrors de 1993, que também recebeu o título Noites de terror, o que no caso dele até faz sentido.

O fato desse segundo Noites de terror ser um remake só complica tudo. Eu levei muitos minutos pra entender que ele não era a refilmagem do Noites de terror anterior e sim do The toolbox murders (1978) de um tal Dennis Donnelly.

Não faço a mínima idéia do desenvolvimento do original, mas esse aqui se trata dos mistérios que rondam um antigo hotel em Hollywood, o Lusman Arms. Mais de meio século antes, o hotel era famoso e freqüentado por diversas celebridades. Hoje em decadência, lembra mais um prédio nos moldes de Polanski, abrigando personalidades das mais estranhas.

A história se concentra no casal Nell e Steven, que acaba de se mudar. Como Steven faz residência, Nell passa a maior parte do tempo sozinha, o que permite que ela tenha mais contato com os vizinhos bizarros. Um dia ela ouve gritos e ameaças em um dos apartamentos e chama a polícia apenas para constatar que duas pessoas estavam ensaiando para uma audição.

Esse episódio faz com que sua opinião perca a credibilidade quando coisas realmente estranhas passam a acontecer. De fato alguns moradores estão sendo assassinados. Mas como o assassino some com os corpos sem deixar vestígios, ninguém do edifício acredita que algo de realmente sério tenha acontecido, não importa o que Nell alegue.

Assustada e com ajuda apenas do inquilino mais antigo, Nell começa a desconfiar de que os recentes acontecimentos tenham relação com a construção do hotel e seu arquiteto, e passa a estudar a planta do edifício, descobrindo apartamentos e aposentos escondidos, ou nas palavras do funcionário do arquivo público: “Há toda uma cidade escondida dentro do seu prédio”.

Apesar do final meio pífio, eu gostei muito do filme. As atuações, a atmosfera de tensão crescente, o suspense, a mitologia e história do hotel e do assassino. Algumas coisas ficam no ar, outras inexplicadas, mas nada que comprometa a diversão.

Conceito: c