Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Ju-on: The curse

Título original: Ju-on: The curse
Ano de lançamento: 2000
País: Japão
Direção: Takashi Shimizu
IMDb

Elenco:
Yûrei Yanagi - Shunsuke Kobayashi
Chiaki Kuriyama - Mizuho Tamura
Hitomi Miwa - Yuki
Asumi Miwa - Kanna Murakami
Yoriko Douguchi - Nakamura
Taro Suwa - Kamio
Yuue - Manami Kobayashi
Takako Fuji - Kayako Saeki
Ryôta Koyama - Toshio Saeki
Takashi Matsuyama - Takeo Saeki
Yumi Yoshiyuki - Noriko Murakami
Denden - Detetive Yoshikawa
Reita Serizawa - Iizuka
Kazushi Andô - Tsuyoshi Murakami
Yuuko Daike - Kyôko Suzuki


Sinopse:
Esse foi o primeiro “Ju-on”, realizado para a TV em 2000. Além dele há também o Ju-on – The curse 2, também de 2000, o Ju-on – The grudge e o Ju-on – The grudge 2, esses últimos feitos para o cinema em 2003.

A história é contada da mesma forma não linear e dividida por partes de acordo com o protagonista que vemos nos outros filmes. Nesse temos três histórias paralelas ocorridas em tempos diversos e contadas de forma entrelaçada.

De acordo com a cronologia real, a primeira história, muito mais próxima dos crimes cometidos na casa, é a de Kobayashi, professor de Toshio, que vai até o local saber porque ele não foi mais a aula e termina encontrando o corpo de Kayako. É esse primeiro filme que conta de forma mais detalhada os acontecimentos que deram início a maldição. Kayako era apaixonada por Kobayashi. Enciumado depois de descobrir a paixão da esposa através de seu diário, e temendo que sua recente gravidez não fosse de um filho seu, Takeo mata Kayako e o filho do casal Toshio. Ele também retira o feto que Kayako carregava. Antes de morrer ainda liga para Kobayashi, numa inesquecível cena com o feto.

Na segunda, a mais violenta, a família Murakami vai morar na casa logo depois dos assassinatos. A primeira a sentir que há algo de estranho na casa é a professora particular da filha mais nova, Kanna. Também é ela que tem o primeiro contato com Kayako, enquanto Kanna vai ao colégio. Nessa seqüência do colégio encontramos também Mizuho, namorada do irmão de Kanna, que se mostra desaparecido, tendo deixado sua bicicleta e bolsa na frente do prédio da escola. Com a ajuda de uma monitora, Mizuho procura o namorado depois das aulas, mas como é de se esperar, um triste fim a aguarda.

Na terceira, um corretor compra a casa e quer vendê-la, mas tem dificuldades em vista da fama que o desaparecimento da família Murakami deixou ao local. Assim chama sua irmã e pede que ela veja o local com ele. Essa é a mais sem graça de todas, contando apenas com algumas poucas assombrações e um certo clima tenso que só consegue ser sentido pela irmã.

Ju-on: The curse não é o melhor da série, mas ainda conta com boas e memoráveis cenas de horror. Como a seqüência no colégio e a da garota sem a mandíbula, que inclusive foi aproveitada na refilmagem americana, apesar de não ser esse o filme/base para o remake. O personagem Kobayashi, inexistente no Ju-on: The grudge, também será utilizado no remake, bem como sua visita a casa.

Conceito: b