Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Sinais do mal

Título original: Maléfique
Ano de lançamento: 2002
País: França
Direção: Eric Valette
IMDb

Elenco:
Gérald Laroche - Carrère
Philippe Laudenbach - Lassalle
Clovis Cornillac - Marcus
Dimitri Rataud - Pâquerette


Sinopse:
Carrère é encarcerado após ser acusado de fraudar sua empresa. Recém chegado na cela, conhece 3 outros homens: Lassalle, um senhor; Marcus, um transexual; e outro conhecido como Pâquerette. No início você pensa que vai assistir um típico filme de convívio difícil em prisões. Mas a idéia central de Maléfique reside num livro que é encontrado pelos 3 numa parede da cela.

Trata-se do diário de um prisioneiro que ali ficou no início do século passado. O livro supostamente seria capaz de realizar a vontade dos prisioneiros. E como o desejo em comum era sair da prisão, eles tentam utilizar o diário no intuito de fugir. O que não sabiam, no entanto, é que o livro consegue perceber o desejo mais profundo do leitor, e realizará essas vontades da forma mais bizarra possível.

Tudo começa com Pâquerette, que na prisão adquiriu o hábito de cortar os dedos, a fim de ser levado a enfermaria e atendido por uma enfermeira que paquerava. Uma noite ele se levanta e coloca as mãos na parede, que engole seus dedos. E assim acontece com todos.

O filme não é lá muito bem cotado por aí, mas lembro de ter gostado bastante. Claustrofóbico, se bem recordo, o filme se passa todo na cela, sem tomadas da área externa da prisão. Então nunca se perde a atmosfera de suspense, também pelo fato da cela ser esteticamente meio tenebrosa, talvez por se tratar de uma prisão antiga. Enfim, um bom filme.

Conceito: b