Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

Ju-on: The grudge

Título original: Ju-on: The grudge
Ano de lançamento: 2003
País: Japão
Direção: Takashi Shimizu
IMDb
Site oficial

Elenco:
Megumi Okina - Rika Nishina
Misaki Ito - Hitomi Tokunaga
Misa Uehara - Izumi Toyama
Yui Ichikawa - Chiharu
Kanji Tsuda - Katsuya Tokunaga
Kayoko Shibata - Mariko
Yukako Kukuri - Miyuki
Shuri Matsuda - Kazumi Tokunaga
Yoji Tanaka - Yûji Toyama
Takashi Matsuyama - Saeki Takeo
Yuya Ozeki - Toshio
Takako Fuji - Kayako
Chikara Ishikura - Hirohashi
Chikako Isomura - Sachie (Mãe de Katsuya)
Daisuke Honda - Detetive Igarashi


Sinopse:
Ju-on parte da idéia de que quando alguém morre numa situação de muito rancor, nasce uma maldição, que afeta aqueles que entram em contato com o local do ocorrido.

O filme é dividido em várias partes de acordo com o protagonista de cada uma delas, de modo que em cada seqüência é exposta a experiência que cada um teve numa casa onde mãe e filho foram brutalmente assassinados no passado.

Rika é o personagem da primeira parte. Assistente social, vai até a casa para cuidar de uma senhora inválida e encontra um garoto e um gato presos dentro de um armário lacrado com fita adesiva. Logo depois presencia a morte da senhora por um assustador vulto negro.

As outras partes contam as versões dos outros moradores da casa, parentes daquela senhora, dias antes de Rika aparecer lá. Entre outros personagens que por algum motivo tiveram contato com a casa, como o detetive Nakagawa, que investigou os assassinatos lá ocorridos e agora é novamente contatado para o caso dos desaparecimentos de pessoas no local. Há também a filha dele – Izumi – que entra na casa anos depois da morte do pai com as amigas para ver o que acontece, mas tem um mau pressentimento e vai embora, sendo a única que não morre nessa cena. É claro que não demora muito pra que a maldição vá atrás dela em sua própria residência, porque a idéia central de Ju-on é que ninguém é poupado. Entrou na casa, se fudeu.

Por vezes o filme se torna confuso, sendo realmente necessário assistir mais de uma vez. Acima de tudo, Ju-on é um dos filmes mais assustadores que eu já vi. Kayako e o menino Toshio são vilões lindamente tenebrosos em cada mínimo detalhe.

Esse filme é na verdade o terceiro Ju-on produzido. Takashi Shimizu havia feito outros dois em 2000. Esse porém é o mais popular, tendo sido ele o lançado em DVD no Brasil, e a base para a refilmagem americana O grito. Há ainda uma outra sequência, Ju-on: The grudge 2 e já foi anunciada a realização do Ju-on: The grudge 3 para 2007.

Conceito: a