Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Água negra

Título original: Honogurai mizu no soko kara
Ano de lançamento: 2002
País: Japão
Direção: Hideo Nakata
IMDb

Elenco:
Hitomi Kuroki - Yoshimi Matsubara
Rio Kanno - Ikuko Matsubara
Fumiyo Kohinata - Kunio Hamada
Yu Tokui - Ohta (Corretor)
Isao Yatsu - Kamiya (Zelador)
Mirei Oguchi - Mitsuko Kawai
Shigemitsu Ogi - Kishida (Advogado)


Sinopse:
Divorciada do marido, Yoshimi luta pela guarda da filha Ikuko. E é assim que, para demonstrar estabilidade, ela se muda com Ikuko para um novo apartamento, próximo a uma escola, a fim de recomeçar a vida.

Mas o que parecia ser a chance de mostrar aos juízes sua capacidade de criar a filha sozinha, se transforma aos poucos num pesadelo. Logo no princípio Yoshimi nota uma mancha negra de infiltração no teto. Mas ao tentar resolver o problema, o zelador diz ser impossível, pois o apartamento acima do dela encontra-se vazio há anos, desde o desaparecimento da filha de um casal, chamada Mitsuko. Ikuko por sua vez encontra uma bolsa infantil, que sua mãe não a deixa ficar, acreditando que o dono possa estar a sua procura. Apesar de Yoshimi jogar a bolsa fora várias vezes durante o filme, ela sempre reaparece. Além disso Ikuko alega ter uma nova amiga, e sua mãe parece também ver de vez em quando uma garota com capa de chuva amarela nos corredores do prédio.

Apesar do previsível a história é bem construída e o suspense é excelente. O desfecho é interessante, não exatamente extraordinário. Não gosto muito de espíritos que se materializam pra bater nas pessoas, então uma das únicas cenas de real horror do filme ficou, a meu ver, um pouco comprometida. A cena do elevador, que lembra muito O iluminado, também não me agradou. No mais, o clima de tensão crescente vale o filme.

Conceito: b