Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

quarta-feira, 1 de novembro de 2006

Chave mestra

Título original: The skeleton key
Ano de lançamento: 2005
País: USA
Direção: Iain Softley
IMDb

Elenco:
Kate Hudson - Caroline Ellis
Gena Rowlands - Violet Devereaux
John Hurt - Ben Devereaux
Peter Sarsgaard - Luke
Joy Bryant - Jill
Ronald McCall - Papa Justify
Jeryl Prescott - Mama Cecile


Sinopse:
Kate Hudson é Caroline, uma enfermeira que acaba de ser contratada para cuidar de Ben Devereaux, um senhor inválido que mora num antigo casarão em Nova Orleans. Assim que chega já é de cara má recebida por Violet, a esposa do senhor, que alega que Caroline nunca vai entender a casa. O advogado da família, Luke, a convence a ficar, e Caroline se muda pra lá.

Logo no primeiro dia de trabalho, Caroline recebe uma chave mestra que abre todas as portas da casa. Mas ao ir ao sótão buscar sementes para Violet, descobre uma porta que a chave não abre. Ao ser questionada, Violet diz que nunca entraram naquele cômodo da casa desde a compra da mesma em 1962. Mas sabendo que Ben teve o derrame que o deixou inválido no sótão, Caroline não se conforma com a resposta.

O filme se desenrola em excelente suspense quando Caroline vai notando aos poucos que Ben na verdade teme a esposa. Um dia se decide a entrar de qualquer forma no pequeno cômodo do sótão, onde encontra vários utensílios estranhos e um antigo disco gravado com uma conjuração de sacrifício. Além disso descobre que as paredes da casa estão cheias de marcas de espelhos que não estão mais lá. E ao perceber que encontram-se todos cuidadosamente escondidos no sótão, Caroline pressiona Violet a lhe contar o que está acontecendo, sob ameaça de ir embora.

Segundo Violet, o casarão pertencia a família Thorpe, casal com dois filhos pequenos – Martin e Grace. Também moravam na casa um casal de empregados que cuidava das crianças, Papa Justify e Mama Cecile. Os dois eram praticantes de feitiçaria do tipo hoodoo, muito difundida nas redondezas. E o quarto deles era o cômodo do sótão. O pai das crianças era banqueiro e muito rico. Um dia fez uma festa, onde a nata da alta sociedade da época foi convidada. No final da festa alguns convidados quiseram se despedir das crianças. Foi quando todos notaram que elas haviam desaparecido. Procuraram as crianças por toda a casa, até que se lembraram do quarto dos empregados. Chegando lá encontraram os empregados num estado de transe e as crianças dentro de um círculo de velas e espelhos. Enfurecidos, carregaram os empregados para o jardim da casa e os enforcaram. Houve alguns rumores, mas ninguém foi punido pelo feito. Algum tempo depois o banqueiro faliu, assassinou a esposa e se matou em seguida. Moradores das redondezas diziam que foi a vingança de Papa Justify e Mama Cecile. As crianças ficaram na casa até 1962, quando venderam a mesma para o casal Devereaux e morreram pouco tempo depois de derrame.

Só a história da casa em Chave mestra já valeria o filme. Mas é claro que não é só isso.

Conceito: a