Filmes

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Amityville - A cidade do horror

Título original: The Amityville Horror
Ano de lançamento: 1979
País: USA
Direção: Stuart Rosenberg
IMDb

Elenco:
James Brolin - George Lutz
Margot Kidder - Kathy Lutz
Rod Steiger - Father Delaney
Don Stroud - Father Bolen
Natasha Ryan - Amy
K.C. Martel - Greg
Meeno Peluce - Matt
Michael Sacks - Jeff
Helen Shaver - Carolyn
Amy Wright - Jackie


Sinopse:
Apesar de ser bastante conceituado, não acho esse filme essas coisas extraordinárias não. Baseado no livro de Jay Anson e supostamente em fatos reais, Amityville conta a história da família Lutz (casal e 3 filhos pequenos) que se muda para uma casa que fora palco de uma tragédia um ano antes, até perceber que o drama pode se repetir, pois além das assombrações que ficam cada vez mais pesadas, alguns integrantes da família começam a agir estranhamente. Principalmente o pai, que fica cada vez mais violento.

Um dos filmes de casa mal assombrada mais populares, considerando o público leigo, Amityville tem 7 sequências e um recente remake. A tragédia é real. De fato em Novembro de 1974, 6 moradores da casa foram mortos a tiros enquanto dormiam, e o único sobrevivente, o filho mais velho, condenado pelo crime. O livro que deu origem ao filme é baseado nos relatos de assombrações da família Lutz, que alega ter sido este o motivo de terem abandonado a casa 28 dias depois da chegada.

Mas tirando a sugestão negativa da obra por ser sempre promovida e exaltada como baseada em fatos reais, em si o filme não é tão assustador assim. Quando revi recentemente pude notar que apesar do excelente clima de suspense em que se mantém, ele acaba exatamente na hora em que deveria acontecer alguma coisa. Fica a sensação de "Cadê?"

Conceito: b